O Centro de Operação de Resgate de Brumadinho divulgou na manhã desta segunda-feira (28) um alerta à população sobre golpes de falsas doações para as vítimas do rompimento da barragem da Vale, na última sexta-feira (28). De acordo com o comunicado, é preciso ter cuidado com sites que estão arrecadando recursos para o desastre. Não é permitido recolher qualquer valor em nome do Estado.
Segundo o major Flávio Santiago, porta-voz da Polícia Militar, mensagens falsas com pedidos de doações e números de contas para depósitos circulam na internet.
— Se a pessoa não conhecer a fonte que está solicitando qualquer tipo de valor, não faça nenhum tipo de doação, salvo pela conta divulgada pela Defesa Civil de Minas Gerais.
A Defesa Civil e a Prefeitura de Brumadinho, em parceria com bancos, criaram a campanha “Ajude Brumadinho” para auxiliar as vítimas do rompimento. Para quem quiser ajudar, os dados são: agência 1669-1, conta 200-3 (SOS Brumadinho), CNPJ 18.363.929/0001-40. O recurso será usado para necessidades urgentes da população local afetada.
Santigo ainda orientou que, por enquanto, não são mais necessários doações de donativos.
— Nós já temos o suficiente. Precisamos estocar, para que não tenhamos o desperdício dos materiais já doados. Caso haja necessidade, faremos contato novamente.
Imagens aéreas da agência Reuters mostram a dimensão da destruição, em decorrência do rompimento da barragem de rejeitos da Vale, na região de Brumadinho (MG). Até as 11h desta segunda-feira, já são 60 mortos e 292 pessoas desaparecidas por causa da tragédia, de acordo com os bombeiros