O preço do diesel ultrapassou o da gasolina em postos de Minas Gerais pela primeira vez, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro). A Petrobras reajustou o preço do diesel em 14,26% na última semana, alta superior ao reajuste de 5,18% da gasolina.
Não são só os caminhoneiros que são afetados”, pontua o assessor institucional da Confederação Nacional de Transportadores Autônomos (CNTA) e presidente da Federação dos Transportes Autônomos de Cargas de Minas Gerais (Fetramig), Wagner Jones. A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) alertou, nesta semana, para um “aumento generalizado” do preço das passagens de ônibus para mitigar o efeito da alta do diesel.
Presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), Irani Gomes também reforça o ineditismo do cenário atual. “Isso é histórico no Brasil, é um absurdo o que está acontecendo agora. Tem gente parando porque não consegue trabalhar”, diz.